segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Discurso de Formatura

Boa noite!
Na pessoa do diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Doutor Ronaldo Wilson Santos, cumprimento as autoridades presentes.
Também cumprimento de uma forma especial os formando do primeiro curso de Geografia, seus familiares e amigos.
É com imensa satisfação que aceitei o convite de ser patrona da 1ª turma do curso de Licenciatura em Geografia.
Quando recebi tal convite, como curiosa que sou, procurei compreender qual o significado de ser patrono de uma turma de formandos. E foi com uma alegria ainda maior que descobri que se trata de uma pessoa que para os formandos representa um exemplo a ser seguido.
“Ser exemplo” me deixou muito lisonjeada, pois com a pouca experiência que tenho no magistério trata-se de um reconhecimento muito especial para mim.
Tivemos diversas barreiras durante o curso, tanto físicas como temporais. Com isso, meu discurso se estrutura em cima de duas categorias geográficas que eu preso muito: O Espaço e o Tempo...
Minha vida como professora acadêmica começou muito cedo. Tinha acabado de defender o meu mestrado e já trabalhava como professora de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo.
Quando sai para estudar Geografia, no Estado de São Paulo, em 2000, não pensei que voltaria para Frutal.
Tudo mudou com o convite da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Meu tempo de trabalho na UEMG é o mesmo tempo do curso de vocês, três anos. Estreei como professora universitária com vocês.
No início me encontrava trabalhando em outra localidade o que representou muitas barreiras para eu me dedicar completamente ao curso, como eu desejava.
Mas isso não me impediu de desenvolver com alguns alunos trabalhos de Educação Ambiental aos sábados; ou promover atividades “extracurriculares” para ajudar nas tão temidas “horas das atividades complementares” da minha amiga, professora Laura.
Com o passar do tempo, da convivência, fui compreendendo que meu lugar era aqui, ajudando a construir um curso na cidade em que nasci.
Foram três anos intensos, não só para mim e vocês formandos, como para todos os meus amigos professores. Alguns se foram (aos quais agradeço imensamente a paciência e perseverança em ensinar tudo que sei hoje como professora), e aos outros que vieram dividir conosco o sonho de qualificar professores de geografia comprometidos com a formação de cidadãos conscientes.
Colegas de trabalho, continuo aprendendo muito com vocês. Muito obrigada pela paciência e companherismo.
Caros formandos, diversos são acontecimentos quenos vêem a memória nesse momento: os trabalhos de campo, as atividades extracurriculares, os textos imensos, as provas (vocês sempre reclamando...), as nossas semanas acadêmicas...
É ... E se passaram três anos...
Até parece que foi ontem, que nos encontramos pela primeira vez, nas aulas de Cartografia, no Colégio Seta (atual Objetivo), onde nosso curso era ministrado junto com outros cursos da UEMG, que ainda não tinha o espaço consolidado aqui no Campus.
No outro ano estivemos presentes na Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira. Também não podemos nos esquecer de agradecer o carinho que professores e funcionários daquela unidade dedicaram a todos nós da UEMG.
Creio que vocês não me levavam muito a sério no início... Eu, quase uma “pirralha”, ministrando aulas para vocês. A maioria de vocês com experiências de vida muito maiores que minha. Muitos dos alunos foram meus amigos de juventude. Alguns colegas de escola. Outros com ligação parental. Difícil não confundir amizade e profissionalismo, ainda mais quando se é “marinheira de primeira viagem”. Mas, pelo convite que tanto me honra, acredito ter me saído bem.
Foram três anos de muitas leituras, trabalhos e debates em sala de aula. Fora as atividades aos sábados, que pela presença em massa, acredito que não eram odiadas.
A 1ª turma, que começou tímida e com muitas dificuldades, cresceu e mostrou que estava na universidade em busca de realizações.
Sonhávamos em estudar, trabalhar, desenvolver pesquisas... Nossos sonhos iam além... Sonhávamos em estar todos juntos, estudando e trabalhando num mesmo espaço. Sonho que foi acontecendo cada vez mais rápido após a Estadualização do Campus. E ainda há quem diga que sonhos não se realizam.
Nesses três últimos anos quantos não foram realizados aqui???
Obrigado ao grupo que sonhou com a UEMG bem antes de estarmos aqui.
Hoje, no dia 05 de fevereiro de 2010, estamos presentes no novo espaço coletivo para eventos da nossa UEMG. Já contamos com a consolidação do prédio e estamos em momentos de ampliação...
A cada dia, novos sonhos e novas realizações.
É assim, durante toda a nossa existência. Sonhando e batalhando para realizar.
Espero imensamente que a formatura seja somente o início dos sonhos de vocês formandos.
Espero que a motivação de suas realizações seja a convicção de estarem buscando, sempre, ir cada vez mais além.
Não deixem que o comodismo faça adormecer a busca de novas qualificações.
Confiem na força que existe dentro de vocês.
Sonhar somente não é suficiente, mas se empenhar para realizar é o começo de muitas vitórias.
Parabéns e muito obrigada.

Discurso proferido por mim, em homenagem aos alunos formandos da 1ª turma do Curso de Licenciatura em Geografia, da UEMG, Campus de Frutal.

Aos meus alunos, 
Muito obrigada pelo convite de ser a Patrona dessa turma.

Profa. Ms. Bethânia Alves de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário